Notícias
30/03/2017 18h49
'AMMA Itinerante' é encerrado com visitas a Bacuri, Cururupu e Mirinzal

Bacuri, Cururupu e Mirinzal foram as últimas comarcas que receberam a visita do presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, Angelo Santos, esta quinta-feira (30), durante a primeira etapa do projeto 'AMMA Itinerante' em 2017. Os juízes enalteceram a iniciativa e pediram apoio para que as reivindicações sejam atendidas.

Na Comarca de Bacuri, o juiz Thadeu de Melo Alves, que há três dias vem realizando júri popular na região, expôs algumas reivindicações.

O primeiro ponto levantado pelo juiz foi a necessidade da construção do Fórum da cidade, cujo terreno já foi doado e fica localizado na praça principal. Atualmente, os serviços judiciais são prestados em um imóvel residencial alugado, cujas características são incompatíveis com a estrutura ideal de um Fórum, onde aspectos como acessibilidade, número de salas e banheiros ficam a desejar. 

De acordo com Thadeu Alves, é frequente a realização de manifestações havendo a necessidade de intervenção dele para acalmar a população, por isso citou também a necessidade de investir em segurança, como extintores de incêndio, câmeras de vigilância e detectores de metais, por exemplo.

Assim como nas outras comarcas visitadas por Angelo, a de Bacuri também é carente na questão de servidor. Faltam um oficial de justiça e um técnico judiciário na unidade. 

Outra preocupação do juiz é o aumento no índice de violência. O policiamento da cidade é precário, tendo em vista que nos últimos dias a cidade tem registrado uma onda de violência, o que deixa o juiz bastante apreensivo em relação à sua própria segurança.

Sobre a iniciativa da retomada do projeto ‘AMMA Itinerante’, Thadeu afirmou que é de extrema importância este contato da associação com cada magistrado. "Assim o nosso presidente leva as nossas reivindicações ao Tribunal e aos órgãos competentes para que possamos proporcionar maior eficiência e prestar mais trabalho na atividade judicante", afirmou o juiz, que já atua há 1 ano e 8 meses em Bacuri.

CURURUPU 

Em Cururupu, Angelo Santos foi recebido pelo juiz Douglas Lima da Guia, que apresentou todas as instalações da unidade judicial. 

O juiz contou que a comarca pode melhorar o atendimento aos jurisdicionados com a construção do Salão do Júri. Quanto ao número de distribuições mensais, Douglas disse que é altíssimo, em média 158 processos por mês em 2017.

Na comarca há, também, déficit de um oficial de justiça.

O presidente parabenizou o juiz pela estrutura do Fórum e pelo trabalho que vem desenvolvendo, a fim de que o Judiciário preste à sociedade um bom serviço jurisdicional.

Para ele, a visita da AMMA é uma demonstração de preocupação e solidariedade. "É bom compartilhar as dificuldades da comarca e dos magistrados, um trabalho conjunto e fazer com que a nossa Associação fique mais fortalecida".

MIRINZAL

Por fim, a visita se estendeu até Mirinzal, onde o juiz Rafael Felipe de Souza Leite mostrou as instalações e apresentou os servidores Ao presidente Angelo Santos. O juiz também falou dos oitos meses na Magistratura, e que apesar do pouco tempo, já rendeu bastante em produtividade na comarca.

"Foram oito meses de muito trabalho e empenho, procurando sanear a comarca há quatro anos sem juiz titular. Vamos corresponder da melhor forma ao anseio da população pelo trabalho do Judiciário", disse ele.

Rafael também reforçou a necessidade de reparos estruturais na pintura e na parte elétrica do fórum e pede que seja instalada cerca elétrica, detector de metais e mais um profissional de vigilância para garantir maior segurança. 
 
Ele chama atenção para a necessidade de mais servidores, já querendo preparar a comarca para futura implantação do Processo Judicial Elétrico (PJe). 

Ao final da visita, Rafael destacou a importância da itinerância da AMMA. "Quando a Associação dos Magistrados procura conhecer todas as comarcas e reivindicar melhorias estruturais, faz um favor para o povo, pois o juiz não trabalha para si, trabalha para as pessoas e quando as ferramentas de trabalho que temos à nossa disposição são melhoradas é algo muito favorável", finalizou.


Comentários:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar este conteúdo!

Adicionar um Comentário:
CPF:  (Seu nome será incluído automaticamente no comentário)


1500 caracteres restantes


REDES SOCIAIS
Busca
Maillist
TV AMMA
COMPARTILHAR
jornal