Notícias
10/03/2017 17h22
AMMA prestigia lançamento da campanha 'Maranhão na Prevenção às Drogas'

Com uma mobilização importante de diversas instituições públicas e sociedade civil organizada, foram lançados na manhã desta sexta-feira (10), o projeto “Parceiros pela Paz” e a campanha “Maranhão na Prevenção às Drogas”. O auditório do Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís, ficou lotado de pessoas reunidas com um mesmo objetivo: trabalhar para a promoção das políticas públicas de base visando à prevenção do consumo de drogas entre adolescentes e jovens. O presidente da AMMA, Angelo Santos, esteve presente na solenidade.
 
O evento, organizado pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas – formado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, Ministério Público do Maranhão, Câmara Federal e Polícia Rodoviária Federal –, contou com a participação de integrantes das instituições, organizações da sociedade civil e de estudantes de escolas públicas estaduais, além da Banda do Bom Menino.
 
Presidindo a solenidade de lançamento do projeto e da campanha, o presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, falou sobre a importância da constituição do comitê e de sua atuação.
 
“É muito bom ver que estamos todos juntos em nome da paz, para mudar a realidade da violência proveniente das drogas, e dizer não a elas”, disse o desembargador durante a solenidade, lembrando o perigo do vício das drogas. “Ninguém pode se deixar viciar em nenhuma droga. Elas criam dependência física e psicológica. E mais: quase a totalidade dos crimes praticados acontecem em razão das drogas, para alimentar o consumo e o tráfico”, declarou o presidente do TJMA.
 
O procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho, também ressaltou a importância da iniciativa, do envolvimento imediato das instituições em ações de prevenção às drogas que, hoje, precisam ser reforçadas e pensadas de forma integradas.
 
APRESENTAÇÃO
 
Foi por duas integrantes do Ministério Público maranhense que o projeto “Parceiros pela Paz” e a campanha “Maranhão na Prevenção às Drogas” foram apresentados. As promotoras Cristiane Lago e Sandra Garcia discorreram sobre o projeto – objetivos, metas e estratégias para o ano de 2017 – e apresentaram os integrantes do Comitê.
 
Integram o Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, além das duas promotoras, os juízes Júlio Praseres – auxiliar da Presidência do TJMA – e Jorge Leite – titular da 3ª Vara de Bacabal, os inspetores da PRF, José Raimundo dos Santos Junior e Wilami Lopes Neponuceno, e a deputada federal Eliziane Gama, que preside a Comissão Externa sobre o consumo de drogas entre jovens, no Brasil, da Câmara dos Deputados e promoveu a constituição do comitê.
 
“Nós perdemos muito na prevenção e combate às drogas por não termos conselhos estadual e municipais constituídos, o que não nos permite conveniar, por exemplo, com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas. Estamos perdendo recursos porque não temos os organismos instituídos para isso”, revelou a deputada durante o discurso, reforçando o objetivo do trabalho, que é mobilizar a todos na construção e efetivação das políticas públicas de base. “É uma luta que envolve a todos. A nossa juventude merece o nosso esforço”, completou.
 
CONVÊNIOS
 
O projeto tem como objetivo principal promover a integração, articulação e cooperação, visando a uma responsabilidade compartilhada entre governos, iniciativa privada e cidadãos, com vistas a propor medidas e ações que visem à prevenção ao uso indevido de drogas, o cuidado, o tratamento e a reinserção social de usuários e dependentes, bem como a redução do consumo e do comércio de drogas lícitas (álcool e tabaco) e ilícitas. Neste sentido, o Comitê deixou o canal aberto para contato com as prefeituras e demais instituições interessadas a fim de que mais parcerias possam ocorrer. Uma das metas, em 2017, é conseguir instituir, em pelo menos seis municípios, os conselhos estudantis, fundamentais para o desenvolvimento das ações.
 
Formaram a mesa da solenidade, além do presidente do TJMA, Des. Cleones Cunha, do procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e da deputada Eliziane Gama, o secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, a secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, o diretor do Fórum de São Luís, juiz Sebastião Bonfim, o presidente da AMMA, Ângelo Santos, o superintendente da PRF, Fernando Nunes Moreno, e o presidente da Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas, Erison Lindoso.
 
Com informações da Assessoria de Comunicação do TJMA.


Comentários:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar este conteúdo!

Adicionar um Comentário:
CPF:  (Seu nome será incluído automaticamente no comentário)


1500 caracteres restantes


REDES SOCIAIS
Busca
Maillist
TV AMMA
COMPARTILHAR
jornal