Notícias
10/02/2017 15h43
Presidente da AMMA prestigia encerramento de curso de Segurança Institucional

O presidente da AMMA, juiz Angelo Santos, prestigiou, na manhã desta sexta-feira (10) o encerramento do curso “Segurança Institucional para Magistrados”, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em parceria com a Comissão de Segurança Institucional do Poder Judiciário. Vinte e cinco juízes que atuam nas comarcas do polo judicial de Caxias e de comarcas diversas do Estado participaram do treinamento que começou na última segunda-feira (06), em Teresina (PI).
 
Em sua fala, Angelo Santos agradeceu e parabenizou a Esmam e a Diretoria de Segurança do do Tribunal por capacitar os magistrados em técnicas e estratégias de autodefesa, com destaque para os investimentos realizados nas comarcas. Além disso, o juiz ainda destacou a importância dos cursos terem sido descentralizados. "É importante, pois os colegas que não possuem residências em São Luís também podem participar". 
 
O treinamento, que ocorreu no 25º Batalhão Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco e no Batalhão de Operações Especiais de Teresina, tem 40 horas-aula e como objetivo capacitar os magistrados na adoção de técnicas e estratégias de autodefesa, que possam auxiliá-los na proteção de sua integridade, através da priorização de condutas de segurança preventiva nas diversas situações do trabalho.
 
A iniciativa segue a política de segurança do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que vem adotando várias estratégias para assegurar a integridade de servidores, magistrados e usuários frente ao cenário de violência, como o controle de acesso de entrada, saída e circulação nos prédios judiciais e a implantação da Diretoria de Segurança e da Comissão de Segurança Institucional.
 
“O Tribunal vem buscando alternativas para minimizar a insegurança e proteger os magistrados em situações de risco, visando garantir, além da integridade física e emocional, a própria independência e isenção nas decisões judiciais, imprescindíveis ao Estado Democrático de Direito”, avalia o presidente da Comissão de Segurança, desembargador Raimundo Barros.
 
A aula inaugural foi ministrada pelo professor Maurício Viegas Pinto, servidor do TJDFT, que tratou do tema “Inteligência no Poder Judiciário”. Ele é especialista em Inteligência Estratégica pela Universidade Gama Filho, e em Servicios de Inteligencia Y Seguridad pela Universidade de Alicante (Espanha), e Máster em Operações de Inteligência.
 
CONTEÚDO
 
A capacitação tratou ainda sobre Defesa Pessoal (Jodson Diniz e Washington Luís Lima); Conduta de Autoridade Protegida (Marcelo Canizares Seabra); Direção Defensiva e Evasiva (Bruno Pimentel de Oliveira); Tiro Defensivo (Lindberg Rodriges Melo e Leonardo Mendes de Oliveira); Segurança de Magistrados (Hipólito Alves Cardoso).
 
JUÍZES PARTICIPANTES  

Ailton Gutemberg Carvalho Lima

Josemilton Barros

Ariana Rodrigues de Carvalho Saraiva

Aurimar de Andrade Arrais Sobrinho

Bruno Barbosa Pinheiro

Caio Davi Medeiros Veras

Carlos Eduardo de Arruda Montalverne

Cinthia de Sousa Facundo

Claudilene Morais de Oliveira
 
Clenio Lima Correa

Danilo Mendes de Santana

Edmilson da Costa Lima

Flávia Pereira da Silva Barçante

Isaac Diego Vieira de Sousa e Silva

Márcia Daleth Gonçalves Garcez

Marcos Aurelio Veloso de Oliveira Silva

Mayana Nadal Sant´ana Andrade

Nuza Maria Oliveira Lima

Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes

Raniel Barbosa Nunes

Raquel Araujo Castro Teles de Menezes

Talita de Castro Barreto 

Com informações da Assessoria de Comunicação do TJMA


Comentários:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar este conteúdo!

Adicionar um Comentário:
CPF:  (Seu nome será incluído automaticamente no comentário)


1500 caracteres restantes


REDES SOCIAIS
Busca
Maillist
TV AMMA
COMPARTILHAR
jornal